terça-feira, 28 de junho de 2011

ZERO HORA A FAVOR DA CONFRARIA

O JORNAL ZERO HORA TAMBÉM REPORTOU HOJE  (28/06/11) SOBRE A CONFRARIA E O BLOG:  LEIAM
Pacientes criam confraria e blog para enfrentar tratamento contra o câncer
A Confraria dos Irradiados reúne 12 pacientes que tiveram que se descolar à Capital para as sessões de radioterapia
Diante da rotina desgastante entre as idas e vindas de Porto Alegre, um grupo de pacientes de Caxias do Sul, na Serra, resolveu lidar com o problema que passavam de uma forma diferente. Eles criaram a Confraria dos Irradiados, composta por 12 pessoas cuja doença fazia com que fossem diariamente à Capital para as sessões de radioterapia:

— No início, a ansiedade é muito grande, e o grupo é fundamental para que possamos seguir adiante — comenta o aposentado José Mário Andonini, 73.

Criada há cerca de 40 dias, a Confraria se tornou um suporte emocional para enfrentar os obstáculos enfrentados pelo câncer. Diante de tanto ânimo, eles criaram também um blog para compartilhar as experiências:

— Sozinhos, não enfrentamos os problemas — ressalta Sirlei Masiero.

Ela defende a ideia de que um tratamento oncológico não precisa, necessariamente, ser um momento de sofrimento e temor. Também pode ser um momento de ressignificação da vida e a criação de novos laços de afeto. Após o tratamento, Sirlei exibe no sorriso a tranquilidade de mais uma etapa vencida:

— Estou pronta para a vida.

A estudante de Medicina Daiane Pretto, 25, aluna da Universidade de Caxias do Sul (UCS), acompanha a doença do pai há seis anos:

— Desde que foi diagnosticado o câncer, percebo que os pacientes, em função da doença, requerem um atendimento e uma atenção diferenciada — explica Daiane, que optou pela Medicina para poder ajudar quem sofre do mesmo problema.
PIONEIRO

Pacientes se uniram para lidar com o problema que passavam de forma diferente
Foto:  Roni Rigon  /  Agencia RBS

APARELHO CAXIENSE É UTIL???

                  Na reportagem do Jornal Pioneiro, o médico  Neiro Motta defende que o aparelho de radioterapia mais antigo (bomba de cobalto) é útil, MAS  que para alguns casos de câncer (próstata e sistema nervoso central) a radioterapia com o acelerador linear é mais indicada,  pois há necessidade de radiação mais localizada.
                  PERGUNTA-SE AO MÉDICO:
                  Será, então, que câncer de mama não necessita de radiação localizada? A radiação pode atingir os pulmões que não tem nenhuma importância? Será que, se um familiar do referido médico, tivesse qualquer tipo de Câncer, ele optaria pela única máquina (ultrapassada) disponível em Caxias do Sul?
                   EXIGIMOS, quando estamos com câncer, O MELHOR TRATAMENTO, A MELHOR MÁQUINA, O MELHOR MÉDICO.

O QUE DISSE LOURDES SANTINI

As palavras escritas por Lourdes Santini (abaixo) sintetiza o sentimento que a confraria quer irradiar:
Seja bem vinda a Confraria!


"Parabéns ao grupo pela iniciativa em lutar para a instalação de um aparelho que está há mais de um ano parado, enquanto tantas pessoas precisam se deslocar até Porto Alegre para o tratamento. Tive câncer de mama em 2010 e passei por tudo isso. Além do sofrimento, o medo... acabei fazendo minha radioterapia em Caxias, por ficar dificil me locomover a Porto Alegre todos os dias. Graças a Deus, não fiquei com nenhuma sequela, mas é DESUMANO, as pessoa terem que passar por isso. Se os órgãos responsáveis, se preocupassem menos com a burocracia e mais com o bem estar de quem precisa de atendimento, talvez esse aparelho já estivesse em funcionamento. Será que são necessários 3 anos para a construção do espaço adequado? De 2010 a 2013... Ao grupo envio muita energia e carinho e contem comigo caso precisem. Força a todos, quem passou por isso sabe,o quão importante é esse apoio. (Lourdes Santini) "

REPORTAGEM DO PIONEIRO

LEIAM ABAIXO A REPORTAGEM DO JORNAL PIONEIRO (28/06/11) SOBRE A REIVINDICAÇÃO DA CONFRARIA DOS IRRADIADOS:
                                         

Unidade de oncologia do Hospital Geral de Caxias deve atrasar por mais dois anos

Hospital da Serra aguarda liberação de recursos para iniciar obras

Marcus André Bugs | marcus.bugs@pioneiro.com

A obra da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), que deveria ser construída no Hospital Geral (HG) em Caxias do Sul, ainda em 2010, vai demorar para ter início. Segundo o diretor-geral do HG, Sandro Junqueira, a previsão é de mais de dois anos.

Uma verba de mais de R$ 3,7 milhões, ainda não liberada pela União, vai permitir a construção da estrutura, planejada para oferecer, em cerca de 3,85 mil metros quadrados, um local eficiente e moderno no atendimento a pacientes com câncer.
Hoje, pessoas que dependem de um serviço público para fazer radioterapia, têm de sair da cidade para serem tratadas em Porto Alegre, no Hospital Moinhos de Vento e na Santa Casa. Segundo Junqueira, os trâmites burocráticos para a construção da unidade foram todos cumpridos:
— Estamos no aguardo da liberação dos recursos pelo Ministério da Saúde, via Caixa Econômica Federal. Com o valor disponível, levaremos mais cerca de 90 dias para o processo licitatório.
Desde março do ano passado, o HG está com o acelerador linear e o aparelho de braquiterapia encaixotados. Mas eles não podem ser usados porque falta uma sala adequada para funcionamento. Conforme Junqueira, é impossível instalar esses equipamentos em outro local, antes da construção do Unacom:
— Não é possível, pois temos de ter um prédio específico para o funcionamento dos equipamentos, que emitem fortes cargas radioativas.
Para enfrentar as rotinas de idas e vindas a Porto Alegre para tratamento, grupo de pacientes criou a CONFRARIA DOS IRRADIADOS
Foto: Roni Rigon

REPORTAGEM DA RBSTV

CONVIDO A TODOS A ENTRAREM NO LINK ABAIXO ONDE CONSTA A REPORTAGEM DA RBSTV DE HOJE ( 28/06/11) SOBRE A REINVINDICAÇÃO DA CONFRARIA DOS IRRADIADOS.
http://wp.clicrbs.com.br/rbstvcaxias/2011/06/28/os-irradiados/?topo=52,1,1,,268,e268

domingo, 26 de junho de 2011

BENEFÍCIOS E DIREITOS

É importante divulgar nesse blog os seguintes benefícios e direitos:
"Qualquer pessoa que sofra de paralisia, câncer, lepra, aids e uma série de outras doenças incapacitantes seja total ou parcialmente, tem direito a isençôes de impostos, taxas, desconto no preço para a compra de carros adaptados, passe livre em metrô e transporte coletivo, remédios gratuitos, etc. 
Entre os direitos que podem ser requeridos estão:
- Aposentadoria integral ( mesmo sem contar com o tempo necessário de contribuição ao INSS);
- Isenções de IR,CPMF, Contribuição Previdenciárias;
- Se houver deficiência física: isenção de IPI, ICMS,IOF e IPVA ( Isenção VITALÍCIA DE IPVA) na compra de carro especial, ou adaptado. O preço do carro, nesses casos, cai em 30%;
- Direito ao saque total de FGTS e fundos PIS ou PASEP;
- Direito da quitação de valor financiado ( anterior a doença) para compra de imóvel;
- Atendimento médico domiciliar;
- Remédios gratuitos, etc...

    Para  maiores detalhes, leiam o livro "Câncer, Direito e Cidadania" de autoria da advogada Antonieta Barbosa, publicado pela Editora ARX.
" Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito. ( Aristótoles Nelson Antônio Corrêa - médico ginecologista -


segunda-feira, 20 de junho de 2011

IOTTI " O CIDADÃO"


           SEMPRE ADMIREI PESSOAS QUE SÃO COMPROMETIDAS COM O BEM ESTAR DE SEUS CONTERRÂNEOS, SEM SER ALGUM POLÍTICO, OU DETENTOR DE CARGO PÚBLICO, PORQUE HÁ SEMPRE PRIMEIRO INTERESSES PARTICULARES.  ACOMPANHO A CARREIRA DE IOTTI DESDE SEMPRE E O ADMIRO PELO PROFISSIONAL COMPETENTE, PELA CRIATIVIDADE E PELO QUE ELE JÁ FEZ POR CAXIAS DO SUL.
          ADERIR  A  REINVINDICAÇÃO DE SOLICITAR UMA MÁQUINA MODERNA DE RADIOTERAPIA PARA OS CAXIENSES CONFIRMA, MAIS UMA VEZ, O COMPROMISSO QUE IOTTI TEM COM SUA POPULAÇÃO.
           A CONFRARIA DOS IRRADIADOS AGRADECE AO CIDADÃO IOTTI  PELA CHARGE PUBLICADA NO JORNAL PIONEIRO NO DIA DE HOJE - 20/06/11.  ACREDITAMOS QUE IRÁ ATINGIR OS RESPONSÁVEIS  E OBTER RESPOSTA POSITIVA A NOSSA SOLICITAÇÃO TÃO REAL E TÃO VITAL PARA  CAXIAS DO SUL E CIDADES VIZINHAS.


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Confraria dos Irradiados - Alcançando Objetivos


              O objetivo primeiro do blog era o de colocar nossas impressões, nossos comentários, nossas histórias sobre o tratamento do Câncer a que estávamos sendo submetidos em Porto Alegre, no Hospital Moinhos de Vento. Paralelo a este fato resolvemos, o grupo de Caxias do Sul, levantar a bandeira para reivindicar um DIREITO SAGRADO DE PACIENTE DE CÂNCER - TER O MELHOR TRATAMENTO - E QUE INFELIZMENTE CAXIAS DO SUL NÃO NOS OFERECE. ESTAMOS TENTANDO UMA AUDIÊNCIA COM A SECRETÁRIA DA SAÚDE DE CAXIAS DO SUL, PORÉM ELA ESTÁ COM A AGENDA " OCUPADA" HÁ TRÊS SEMANAS.
             Qual foi a nossa surpresa ao sermos chamados, hoje (15/06/11),  ao hospital Moinhos de Vento
para divulgarmos nossa história e como nasceu  nosso blog na revista do hospital. E mais surpresa ainda foi constatar que nossa voz teve eco no Jornal ZERO HORA NO INFORME ESPECIAL DO RENOMADO JORNALISTA TÚLIO MILMAN. 
         Registros do encontro no Hospital Moinhos de Vento do grupo Confraria dos Irradiados de Caxias dos Sul e confraternização.
 Da esquerda para a direita em pé: Claudino Rizzotto, Otilia Maria de Oliveira, Sueli Verona, Antônio Preto e Dejanira Serafin. Sentados da esquerda para a direita: Angelo Isoton, Solange Roth,  José Mario Andognini e Sirlei Cardoso Masiero.

sábado, 11 de junho de 2011

MÉDICOS DE CAXIAS DO SUL

Após a descoberta do Câncer de mama descobri uma nova mentalidade dos médicos no atendimento dos pacientes. Primeiro de minha ginecologista Nilva Grifante, que além de minha médica há muitos anos, é minha amiga. O caráter afetivo e profissional de um médico com seu paciente é o primeiro passo para que um tratamento surta seu efeito. Fui encaminhada para o mastologista Flávio Elias Ribas, mastologista, que iria fazer a cirurgia. Na primeira consulta, ao ouvir do Dr. Flávio "que a partir daquele momento ele iria se preocupar comigo".  Era tudo o que eu queria ouvir!    Porém,  além das palavras o que queremos são atitudes correspondentes: orientação, atenção,  encaminhamentos. E foi isso que recebi. Após a cirurgia fui encaminhada ao Dr. Joemerson  Osório Rosado, oncologista, que me atendeu com  a devida atenção e  interesse que naquele momento eu merecia.   Orientou-me e me esclareceu sobre o   melhor tratamento  radioterápico existente  que era no Hospital Moinhos de Vento. Esse meu relato é para divulgar essa nova postura médica tão importante na relação médico/paciente e um exemplo para os médicos  que não se comprometem com seus pacientes.
 QUANDO DOENTES NECESSITAMOS DE MÉDICOS  COMO DRA NILVA RAMOS GRIFANTE, DR. FLÁVIO ELIAS RIBAS E DR. JOEMERSON OSÓRIO. MUITO OBRIGADA.